Dreamcast Revolution!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jogos travando e alguns com tela cortada em cima

2 participantes

Ir para baixo

Jogos travando e alguns com tela cortada em cima Empty Jogos travando e alguns com tela cortada em cima

Mensagem por gsvieira 5/5/2009, 14:30

Depois de muito tempo resolvi ressucitar meu Dreamcast, estou baixando vários jogos e alguns não funcionam direito.

O único jogo em GD que eu tenho, Sonic, não lê mais, baixei outro Sonic e quando chega na primeira fase de salvar o Tails ele congela no carregamento da fase.

Sega Rally e alguns outros ficam com a tela cortada em cima, deve ser alguma coisa com a região. Eu estava pensando se essas congeladas, que não ocorrem só com o Sonic, são provenientes do leitor ou da velocidade de gravação, no caso 16X.

Esses congelamentos estão cada vez mais frequentes, mesmo em jogos mais antigos que antes funcionavam perfeitamente.

gsvieira

Masculino Número de Mensagens : 3
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Estudante
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Jogos travando e alguns com tela cortada em cima Empty Re: Jogos travando e alguns com tela cortada em cima

Mensagem por Igor Isaias Banlian 6/5/2009, 06:27

Quanto ao Sonic em GD-ROM que o seu Dreamcast não lê mais, isso é problema na Unidade Ótica. Você pode limpá-la com Álcool Isopropílico e um Cotonete. Basta encharcar o Cotonete com Álcool Isopropílico e, fazendo movimentos suaves, limpar a lente da Unidade Ótica.

Quanto ao Sega Rally e os outros jogos que ficam com a tela cortada em cima, esse é um problema característico do jogo estar em 50Hz e o seu Dreamcast estar em 60Hz. Para resolver esse problema, use o PalPatcher:

http://dreamcast.orgfree.com/palpatcher.html

Para mais explicações, leia:

Chris Redfield em Sex Jul 11, 2008 9:52 am escreveu:
Pal e NTSC: Entenda como funciona:

Bem, devido a confusão que essas duas siglas geram, fiz um pequeno guia pra vocês entenderem como funciona, porque muita gente pensa que Europa é PAL-M, o que não é verdade...

NTSC -> formato de cor usado nos jogos americanos e japoneses. As TVs fabricadas de 96 pra cá no Brasil suportam esse formato.

PAL-M -> formato de cor USADO NO BRASIL, e INCOMPATÍVEL com o formato PAL Europeu. Usado pela Globo, pelo SBT e por algumas fitas de vídeo cassete (a maioria vem gravada em NTSC e o próprio vídeo cassete se encarrega de mudar para PAL-M estas fitas).

Mas como assim? Você tá ficando doido???
Calma...

O PAL usado na Europa é diferente do PAL-M Brasileiro. Na verdade existem algumas variações do PAL:

PAL-I -> Inglaterra, Irlanda
PAL-S -> França, Russia, Hungria, Mônaco
PAL-B -> Espanha, Itália, Alemanha, Portugal, Holanda, Grecia
PAL-D -> Leste Europeu

Em 1990 esses formatos foram todos unificados e são chamados simplesmente de PAL. Todas as TVs vendidas na Europa e Oceania trabalham com esse formato já unificado.

Mas e a tela cortada???
A tela cortada é devido ao formato PAL conter 50Hz de frequência vertical, enquanto o formato NTSC/PAL-M contém 60Hz.


OK! Mas minha TV tem PAL-N! Então por que os jogos mesmo assim rodam em preto e branco???
PAL-N é o formato utilizado no Cone Sul: Argentina, Paraguai e Uruguai.

O recurso PAL-N serve apenas para, se você mudar para esses países, poder aproveitar a TV, uma medida dos tempos de Mercosul.

Existe uma solução definitiva pra jogar jogos europeus coloridos e sem tela cortada???
Existem algumas.

Para minimizar esse problema, no PS2 os Modchips Matrix e DMS convertem o formato automaticamente. No PS2, XBOX e Gamecube, pode-se usar um cabo Video Componente, pois esse tipo de cabo também faz a conversão. Mas mesmo assim, a tela ficará com uma parte cortada, devido ao tubo de imagem da TV ter frequência 60Hz.

Uma das soluções definitivas é quando os jogos possuem opção de seleção de frequência para 60hz. É o que acontece com Rayman 3 por exemplo. Muitas versões por aí desse jogo são PAL convertidas para NTSC, mas que ficam perfeitas porque tem o seletor.

Outra solução definitiva seria comprar um cabo VGA Box e jogar num Monitor, o cabo se encarrega de fazer a conversão a ajustar a tela, deixando sem cortes.

Outra solução definitiva seria comprar uma TV que suporte todas as frequências e formatos de cor. Essas TVs são importadas, caras, Tops de Linha, custam o olho da cara. Podem ser encomendadas em lojas de Home Theater.

Uma solução definitiva de verdade seria a Sony, a Microsoft, e a Nintendo trazerem seus videogames para o Brasil e lançarem os jogos no nosso formato de cor, o PAL-M.

NTSC -> National Television System Committee
PAL -> Phase Alternation Line


Créditos: Neo Astaroth
Fonte: http://agd.forums-free.com/pal-e-ntsc-entenda-como-funciona-t192.html

Sempre que você for gravar um jogo para o Dreamcast, escolha um CD-R de boa qualidade e grave na velocidade de 2X à 4X. Embora algumas pessoas gravam jogos à 8X, e esses funcionam sem problemas no Dreamcast, o melhor é gravar a no máximo 4X.

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Igor Isaias Banlian
Igor Isaias Banlian
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 195
Idade : 34
Localização : São Paulo / SP
Emprego/lazer : Integrador e configurador de microcomputadores e técnico em eletrônica.
Humor : Sarcástico, cínico e sagaz.
Pontos : 238
Reputação : 10
Data de inscrição : 16/05/2008

https://www.trueexpert.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Jogos travando e alguns com tela cortada em cima Empty Re: Jogos travando e alguns com tela cortada em cima

Mensagem por gsvieira 6/5/2009, 14:44

Muito obrigado, esclareceu bastante pra mim em relação a frequência.

E sobre a ordem que os arquivos são gravados, você sabe como eu faço para reorganizar? Eu ando procurando um programa para isso mas ainda não achei.

Olhando meus arquivos de Dreamcast aqui no PC, eu achei uma pasta com algumas ferramentas que eu tinha baixado a uns 2 anos, pode ser útil pra alguém, então disponibilizei elas aqui:

http://rapidshare.com/files/229911309/DC_Tools_2006.rar.html

gsvieira

Masculino Número de Mensagens : 3
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Estudante
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Jogos travando e alguns com tela cortada em cima Empty Re: Jogos travando e alguns com tela cortada em cima

Mensagem por Igor Isaias Banlian 7/5/2009, 03:06

Sobre a reorganização dos arquivos dentro da ISO do Dreamcast antes de gravá-la, "seus poblemas se acabaram-se", pois como diz o Slogan deles:

Shoometsu's Selfboot Batch Script, Agora até macaco faz saporra:

http://www.snk-neofighters.com/forum/shoometsus-selfboot-batch-script-t37258.html

No Link acima está muito bem explicado, tudinho, como fazer para reorganizar os arquivos e muito mais! cheers

Shoometsu - Feb 13 2008, 02:18 PM escreveu:
IMPORTANTE SOBRE A ESPECIFICAÇÃO DA ORDEM EM QUE OS ARQUIVOS SERÃO GRAVADOS:

Os arquivos no GD-ROM são alcados em uma ordem que é considerada a "melhor possível para a leitura, de forma a estender a vida útil do leitor movendo-o o mínimo possível, o que também diminui em muito aquele barulho alto e irritante (acho o DC o console que mais deixa a desejar nesse quesito) que o leitor faz ao se mover, fazendo com que o jogo rode o mais silenciosamente possível. Logo, seria ótimo manter essa ordem ao gerar a imagem pra gravação, não concorda?

No caso, o MKISOFS, usado para gerar a faixa de dados do jogo, permite que essa ordem seja especificada a partir de um arquivo de texto que segue o formato de sort do cdrecord, e o script já está preparado para usar esse arquivo, caso exista. Basta que ele esteja nomeado para "sort.txt", e o script o reconhecerá e usará automaticamente. Vale ressaltar que, caso falte algum arquivo na listagem desse arquivo texto (um arquivo que está na pasta \data, mas não consta no sort.txt), a ordem não será seguida, e de nada adiantará ter esse sort.txt. Portanto, assegure-se de que TODOS os arquivos constantes na pasta \data ESTARÃO listados nesse arquivo.

Caso você queira manter a ordem original dos arquivos como estava no CD/GD-ROM anterior/original/"original", você deve criar um arquivo sort.txt com as informações necessárias, e, para tal, você deve montar a imagem em seu drive virtual, ou pôr o CD-ROM no drive, se esse já estiver gravado, e abrir o IsoBuster. No menu direito, onde deve constar "Session 1" e "Session 2", vá expandindo a árvore até que se abra um item com o nome do volume do jogo (por exemplo: "Rez", "Echelon", etc.) e que tem, à sua esquerda, um ícone vermelho escrito "ISO". Clique nele com o botão direito do mouse e navegue pelas seguintes opções, na ordem:

- Árvore de diretórios e informações do arquivo;
- Copia informação da estrutura de arquivo;
- LBA, caminho RELATIVO.

Jogos travando e alguns com tela cortada em cima Ssb3wm8.th

Especifique o local onde será salvo esse arquivo que será automaticamente nomeado como "FileList.txt". Observe que esse arquivo ainda não está no formato necessário, e precisaremos fazer ainda uma conversão. Mova o arquivo Filelist.txt para a pasta \extra_tools do script e execute o progama "makesort.exe" que converterá o mesmo para o formato que precisamos e o salvará como "sorttxt.txt". Outra coisa importante a se lembrar é que esse sorttxt.txt terá automaticamente uma entrada em seu final referente ao arquivo dummy, nomeado como "0.0". Logo, se você usar algum arquivo dummy, renomeie-o para esse nome, ou exclua essa entrada do final do arquivo sort.txt, caso não vá usar nenhum arquivo dummy. Feito isso, basta renomear o sorttxt.txt para sort.txt e colocá-lo na mesma pasta onde está o script (que seria um nível acima, na estrutura de pastas), o script o reconhecerá e usará automaticamente. Para confirmar se a ordem dos arquivos foi seguida na imagem, monte a imagem SelfBoot já pronta no drive virtual e novamente com o Isobuster navegue pelo CD, e escolha a coluna "LBA" que os arquivos serão exibidos em ordem crescente/decrescente de alocação. Quanto maior a LBA, mais próximo da borda do CD o arquivo será alocado:

Jogos travando e alguns com tela cortada em cima Ssb4xi2.th
Sobre os arquivos que você disponibilizou para Download, eu agradeço, pois tudo para o Dreamcast aqui é muito útil!

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Igor Isaias Banlian
Igor Isaias Banlian
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 195
Idade : 34
Localização : São Paulo / SP
Emprego/lazer : Integrador e configurador de microcomputadores e técnico em eletrônica.
Humor : Sarcástico, cínico e sagaz.
Pontos : 238
Reputação : 10
Data de inscrição : 16/05/2008

https://www.trueexpert.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Jogos travando e alguns com tela cortada em cima Empty Re: Jogos travando e alguns com tela cortada em cima

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos