Dreamcast Revolution!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Please Wait While Disk is Being Checked"

2 participantes

Ir para baixo

"Please Wait While Disk is Being Checked" Empty "Please Wait While Disk is Being Checked"

Mensagem por Bruno A. 13/2/2009, 22:44

Olá, Igor. Acabo de me cadastrar. Andei lendo alguns tópicos por aqui e gostei da objetividade das respostas. Espero que possa(m) me ajudar com meu problema, que é o seguinte: meu Dreamcast simplesmente não lê alguns jogos. Isso mesmo: alguns jogos não funcionam nem a pau. E o engraçado é que outros funcionam muito bem, sem problemas ou retardos. Vou tentar me explicar melhor:

Quando um jogo é inserido no console, ou ele rapidamente passa da tela do logo do Dreamcast para a do logo da Sega e funciona, ou... ele fica travado na tela do logo do Dreamcast (ou, quando no menu, travado na mensagem 'please wait while disk is being checked').

Notei, observando o funcionamento do vídeo game aberto (com a parte superior da carcaça removida), que o funcionamento de um jogo estava sempre relacionado à velocidade de rotação do disco inserido. Os jogos que não funcionam giram a uma velocidade muito inferior à dos que "bootam" sem problemas.

Estes, assim que inseridos, são reconhecidos pelo leitor e passam a girar na velocidade adequada; aqueles ficam girando numa velocidade inferior enquanto, a intervalos regulares, um barulho sugere que o canhão tenta fazer uma releitura de dados, enquanto o cd é ligeiramente acelerado (será?).

Nas vezes em que tive a paciência de esperar pra ver até onde esse processo iria, presenciei alguns êxitos. Nesses casos, os discos, após o 'boot' (ou para que ele pudesse ser feito), passaram a girar na rotação correta, mais alta.

O curioso é que, uma vez "bootados" e em alta rotação, os discos não apresentam problemas - os loads são rápidos e o jogo flui perfeitamente. Outro fato intrigante é que alguns jogos que demorariam minutos para "acelerar" e "passar" pelo 'boot' podem eventualmente ser reconhecidos muito rapidamente pelo video game (caso em que "bootam" e "aceleram") se, ao invés de esperar, eu desligá-lo e ligá-lo (embora esse procedimento possa funcionar logo na primeira tentativa ou só após a centésima segunda).

Concluindo, me pergunto qual seria a causa do problema. Pensei em mau-contato, mas não creio que o seja uma vez que muitos jogos funcionam sem problemas e mesmo os problemáticos não amofinam mais depois que pegam. Eis aí um enigma. Se alguém puder decifrá-lo, devorá-lo e devolvê-lo a mim mastigadinho, família consternada agradece.

Abraço,
Bruno A.

P.S. 1: Neste post, quando digo "cds" me refiro a 'backups' 'selfbootables' gravados geralmente no software Alcohol 120%, modo Raw/Dao, mídia Sony, menor velocidade possível - se é que esta informação é relevante.

P.S. 2: Os parabéns ao Igor, aniversariando hoje. Já não espero resposta antes de amanhã. Smile Felicidades, Brow.


Última edição por Igor Isaias Banlian em 16/2/2009, 22:26, editado 3 vez(es)

Bruno A.

Masculino Número de Mensagens : 2
Idade : 36
Localização : Rio Preto
Emprego/lazer : estudante
Pontos : 0
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

"Please Wait While Disk is Being Checked" Empty Re: "Please Wait While Disk is Being Checked"

Mensagem por Igor Isaias Banlian 16/2/2009, 22:42

Bruno A. escreveu:Notei, observando o funcionamento do vídeo game aberto (com a parte superior da carcaça removida), que o funcionamento de um jogo estava sempre relacionado à velocidade de rotação do disco inserido. Os jogos que não funcionam giram a uma velocidade muito inferior à dos que "bootam" sem problemas.

Estes, assim que inseridos, são reconhecidos pelo leitor e passam a girar na velocidade adequada; aqueles ficam girando numa velocidade inferior enquanto, a intervalos regulares, um barulho sugere que o canhão tenta fazer uma releitura de dados, enquanto o cd é ligeiramente acelerado (será?).
Exato! Wink

Esse problema é muito comum quando você baixa vários jogos da Internet e só alguns funcionam. O que ocorre é que certos jogos são Dumpados (ato de transferir os dados de um GD-ROM para um PC) de forma que os arquivos ficam fora de ordem na imagem (.iso, .ngr, ou o que for), enquanto que no GD-ROM original, esses arquivos ficam todos organizados de uma forma pré-definida.

Então o Dreamcast, que é programado para ler esses dados do jogo em uma determinada sequência, tem que ficar procurando tal dado em outras partes do CD-R, por isso ele roda o CD mais lento, para facilitar a leitura desses dados "errados", e a Unidade Ótica tenta a leitura várias vezes para tentar passar a informação correta aos controladores que vão levar esses dados para a memória RAM do console.

A única solução é baixar de novo os jogos que não estão entrando (baixar de outro site, outro lugar distinto) e gravar de novo, pois existem milhares de pessoas que Dumparam jogos para Dreamcast e existem vários que estão na ordem correta e outros que estão em ordem incorreta!

Os melhores Dumps de imagens de jogos para Dreamcast estão postador no Fórum SNK-NeoFighters: http://www.snk-neofighters.com/forum/, mais especificamente aqui: http://www.snk-neofighters.com/forum/listao-c-todas-as-isos-de-sega-dreamcast-upadas-t35017.html. Vale a pena o cadastro!

Lá também eu já ouvi falar que o usuário "Shoometsu" (que sem dúvidas, além de mim, é a pessoa que REALMENTE entende tudo sobre Dreamcast no Brasil), recomendou (ou fez) um programa que colocava os arquivos de qualquer ISO de Dreamcast na ordem correta, facilitando muito a leitura e provavelmente resolvendo o problema com suas ISOs... O problema é que eu não sei nada sobre esse programa, apenas ouvi falar, então sugiro que você pergunte lá no Fórum SNK-NeoFighters sobre esse programa que arruma os arquivos dos jogos de Dreamcast dentro de uma ISO da forma correta.

Recomendo também você limpar a lente da sua Unidade Ótica com um Cotonete (haste flexível com ponta de algodão) embebido em Álcool Isopropílico.

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Igor Isaias Banlian
Igor Isaias Banlian
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 195
Idade : 34
Localização : São Paulo / SP
Emprego/lazer : Integrador e configurador de microcomputadores e técnico em eletrônica.
Humor : Sarcástico, cínico e sagaz.
Pontos : 238
Reputação : 10
Data de inscrição : 16/05/2008

https://www.trueexpert.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

"Please Wait While Disk is Being Checked" Empty Re: "Please Wait While Disk is Being Checked"

Mensagem por Bruno A. 21/2/2009, 03:40

Pô, bom saber que o problema está do lado de fora do Dream. Eu bem que desconfiava disso, embora não quisesse desconsiderar hipóteses piores (e, pelo que dizem por aí acerca da durabilidade deste console, não menos prováveis).

Baixar os jogos de outras fontes funcionou com alguns jogos, como Draconus. Ainda assim, pretendo testar o recém lançado programa do Shoometsu (Shoometsu's Selfboot Batch Script), não só pra não ficar dependente de releases alheios, mas também pra aprender a fazer a coisa - e fazê-la à minha moda.

De resto, muito obrigado. Se a objetividade já era esperada, a pró-atividade me surpreendeu muito positivamente. Abraço e até.

Bruno A.

Masculino Número de Mensagens : 2
Idade : 36
Localização : Rio Preto
Emprego/lazer : estudante
Pontos : 0
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

"Please Wait While Disk is Being Checked" Empty Re: "Please Wait While Disk is Being Checked"

Mensagem por Igor Isaias Banlian 22/2/2009, 22:40

Eu que agradeço, por você ter prestigiado o Fórum Dreamcast Revolution e por você ter postado uma resposta se você conseguiu ou não resolver o problema e se o meu Post lhe foi útil ou não.

Você é um exemplo de usuário à ser seguido. Grato! Very Happy

Abraço,
Igor Isaias Banlian
Igor Isaias Banlian
Igor Isaias Banlian
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 195
Idade : 34
Localização : São Paulo / SP
Emprego/lazer : Integrador e configurador de microcomputadores e técnico em eletrônica.
Humor : Sarcástico, cínico e sagaz.
Pontos : 238
Reputação : 10
Data de inscrição : 16/05/2008

https://www.trueexpert.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

"Please Wait While Disk is Being Checked" Empty Re: "Please Wait While Disk is Being Checked"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos